loader image
Notícias

Desenvolvimento de Software vs Infra de Redes: qual estudar?

Imagem: ThisIsEngineering (Pexels)

Publicidade

Na área da Tecnologia da Informação, também chamada de TI, existe uma divisão na qual cada área será encarregada de certas atividades. Ao estudar TI, você pode acabar se especializando em uma dessas áreas. São elas: desenvolvimento de software e infraestrutura de redes.

A sua escolha de aprendizado deve se basear no que você possui interesse em fazer no dia a dia de trabalho. Por exemplo, se o seu foco é realizar a codificação, a área de desenvolvimento de software fará muito mais sentido para você.

Assim como um médico precisa se especializar, o profissional de TI também precisa conhecer a área de atuação na qual pretende seguir carreira.

Publicidade

Com isso, vamos conhecer melhor essas duas opções e descobrir qual a melhor escolha para iniciar seus estudos.

Desenvolvimento de software

A área de desenvolvimento de software é a parte da computação em que são criados determinados programas para computadores, que são feitos pelos profissionais especializados em desenvolver e programar esses softwares. Esses profissionais são chamados de desenvolvedores.

Atualmente, essa é uma das atividades mais valorizadas no mercado de trabalho, pois a tecnologia tem se tornado parte fundamental do meio empresarial e até mesmo em nossas vidas pessoais.

Publicidade

O desenvolvedor de softwares poderá atuar em diferentes áreas, como por exemplo:

  • Análise;
  • Codificação;
  • Testes;
  • Arquitetura;
  • Desenvolvimento Seguro, ou AppSec
  • DevOps;
  • DevSecOps.

Cada uma delas possui grande importância para garantir que o software seja eficaz no que se propõe a fazer.

Infraestrutura de Redes

A área de infraestrutura de redes mira na conectividade dos equipamentos tecnológicos, como roteadores, switches e impressoras aos computadores. Ela também oferece certa facilidade no gerenciamento das informações, garantindo que seja feita de forma adequada.

O profissional dessa área também possui grande responsabilidade, afinal, ele será responsável pelo suporte, projeto, configuração e administração das redes. Sem um trabalho bem-feito em infraestrutura de redes, a administração eficiente de um alto número de dados, que são gerados através das operações, se torna uma tarefa impossível.

Neste setor, há subsetores, garantindo uma melhor divisão do trabalho e profissionais ainda mais especializados no assunto em questão. São eles:

Suporte

O suporte irá lidar com o monitoramento diário, garantindo que tudo esteja em ordem e corrigindo possíveis erros ou irregularidades. Ele também poderá realizar testes periódicos para garantir pleno funcionamento do sistema.

Infra de Redes

O profissional especializado em infra de redes ficará responsável pela conexão tecnológica dentro da empresa, desde os computadores de cada colaborador até os servidores mais avançados. Ou seja, ele cuidará da conectividade, garantindo que tudo funcione perfeitamente.

Cibersegurança

Na segurança cibernética, o profissional precisará definir uma área de atuação. Ele pode focar em segurança defensiva, segurança ofensiva, auditoria de segurança ou GRC (Governança, Risco e Compliance), por exemplo.

Todas as áreas possuem sua importância e são indispensáveis para uma empresa, mas a área de cibersegurança deve conter os profissionais mais capacitados e especializados no assunto, afinal, a possibilidade de um vazamento de dados ou de um ataque que cause outros tipos de prejuízos pode ser o fim de um negócio.

Além de ser uma área super importante, ela está sendo super valorizada e a busca por estes profissionais tem se tornado cada vez maior no mercado de trabalho.

Qual profissão escolher?

A área de TI abrange muitas outras áreas dentro dela, afinal, é um trabalho completo, detalhado, que requer atenção e um vasto conhecimento sobre tecnologia e sistemas.

Por isso, ao escolher a sua profissão, você precisará entender o que essas áreas fazem e encontrar a que melhor lhe interessar.

Buscar por uma profissão que está em alta, também é uma ótima forma de crescer profissionalmente.

Veja também:

Guias orientam crianças e pais para uso seguro da internet